sábado, 9 de fevereiro de 2013

Queijo de minas caseiro

Olá boa noite..estou aqui  pra compartilhar uma receitinha que achei na net  muito boa adorei..!!!
 vamos la a receita...




-pano de algodao  *eu usei aquelas Bandanas  do 100.comprei ela so pra isso)
- potinho para por o queijo com uma bandeijinha dentro,aquelas tipo pra colocar tofu ,tem tem retagulares tambem ..eu comprei no 100 shopo...*vou ficar devendo a foto*
- 2litros de leite (a receita pede leite 4.4,mas eu fiz um litro 4.4 e um litro de 3.8 ,pra ver como  fica)
-8colheres de vinagre




aquecer o leite até 80graus,e colocar   mexendo sempre cada uma das colheres de  vinagre,mexa bem e apague o fogo.vai notar que ele vai ficar diferente com alguns pedacinhos....


coloque a mistura num escorredor de macarrao  ou peneira ,antes forre o escorredo com o   pano de algodao*no meu caso bandana)e deixe escorrendo a água até a mistura ficar quase fria..(parece que nao vai dar certo)

tempere a massa que se formou ( para 2 litros de leite eu uso meia colher de sopa de sal ) , mexendo com uma colher...fica parecendo uma farofa
 esses sao com leite 4.4

esse e com leite  3.8(ficou mais cremoso  parece)
Forre o potinho onde vai por o queijo com papel asorvente...isso ajuda o queijo a se manter molhadinho sem ficar enxarcado de água , ok ?


*como eu fiz um litro de casa e so tinha um potinho oque eu fiz,coloquei numa vasilha quadrada de ceramica  ,forrei despejei  a massa e coloquei um prato em cima..Ponha a mistura no potinho e aperte bem ...


quanto mais apertar , mais compacto ele fica...cubra com mais uma folha de papel absorvente e leve a geladeira por no mínimo 2 horas..

Nao ficaram bonitos,mas calmem so são meus primeiros..rsrs

o da esquerda e o do leite 4,6 ele e um leite com mais gordura  ,o sabor ele tem um gosto mais apurado de queijo, e deliciso

O da direita eo 3.8 ele tem menos gosrdura ,ficou com uma consistência cremosa,e INDÊNTICO aos queijos de minas vendidos nas lojas brasileiras aqui no japão.ele pega sal mais facil e  é gostoso tambem!!

conclusão  quantos mais gordura no queijo mais forte o sabor sera...!! os dois sao muito bons,ja estou a  procura de outra receita de queijo



 creditos ao blog Cantinho da she ..  beijinhosssssss vou la comer antes que acabe...rsrs

Um comentário:

  1. Hingrid, essa receita caiu do ceu!!!! Eu tentei fazer uma vez mas com limao e o negocio nem coalhou!!!! Nooossa, se bobear amanha mesmo eu faco!!!!!) Arigatooooou!!!!
    Bjao

    ResponderExcluir